Blog à serviço da educação socioambiental e para quem gosta de ampliar as lentes sobre o conhecimento da ecologia urbana.
domingo, 3 de abril de 2011
Acessibilidade nas Cidades: PcD e Você!
Você já parou para pensar que toda acessibilidade que é adquirida para um local da cidade, é vantagem para todos? Por exemplo, se o metrô instala uma rampa de acesso à estação, a grande maioria das pessoas passa a usar esta rampa para entrar ou sair da estação, as escadas vão ficando cada dia mais vazias quanto ao uso... se temos a escada rolante e a escada comum, a maioria usa a rolante...se temos o elevador e a escada, a maioria gostaria de usar o elevador, ainda que ele seja de uso exclusivo em alguns lugares..., se temos uma rampa na calçada para cadeirantes e deficientes visuais, quase todos nós já usamo-nas para melhor circular...principalmente quando estamos puxando um carrinho de carga, de feira, ou mesmo de bicicleta! Isso reforça a ideia de que acessibilidade é universal, pois todos saem ganhando e ainda incluímos as Pessoas com Deficiências (PcD) nas rotinas do cotidiano das cidades e de nossas vidas! Olha que legal e que bom motivo para lutarmos por mais políticas públicas e de governo sobre estas questões! Isso é ser atuante e protagonista em sua cidade! Ajude a conservar estes equipamentos de acessibilidade, cobre quando sentir a sua falta ou denuncie sua depredação!
Marcadores:
acessibilidade universal,
calçadas,
ecologia urbana-humana,
PcD
MUNICÍPIOS VERDES!
Está ai uma resposta às ações sustentáveis que podemos incentivar e participar em nossas cidades, seja no meio rural ou urbano...! O governo junto com a sociedade de regiões da Amazônia, como Paragominas - Pará, estão buscando mudar a visão degradada e violenta de sua região, com ações de sustentabilidade, promovendo a conservação de áreas verdes, matas nativas e manutenção da área agrícola local, com a publicação de uma Cartilha "Municípios Verdes: caminhos para a sustentabilidade" (material de apoio didático de educação socioambeitnal) estimulando pequenos agricultores a preservarem e conservarem solo, vegetação e manaciais com o princípio do conservador-recebedor. Quem conserva a sua região, receberá remuneração pela conservação dos serviços ambientias que ajudou a manter! Perfeito! veja mais em: http://www.planetasustentavel.com.br/
Marcadores:
educação socioambiental,
florestas,
Pará
Assinar:
Postagens (Atom)