domingo, 8 de fevereiro de 2009

ÁGUA POTÁVEL: ATÉ QUANDO TEREMOS?...


03 / 02 / 2009 Relatório aponta esgotamento de água potável em menos de 20 anos
O mundo corre um grave risco de sofrer com a falta de água doce em menos de 20 anos, em consequência do aumento constante da demanda, que cresce em ritmo mais rápido que a população mundial; O alerta está em um relatório publicado no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), que terminou no domingo (1º)."Em menos de 20 anos, a falta de água poderá fazer com que Índia e Estados Unidos percam a totalidade de suas colheitas", afirmam os autores do estudo, destacando que, paralelamente, a procura por alimentos explodirá.Segundo o relatório, muitos lugares do mundo estão a ponto de esgotar suas reservas de água, sobretudo em consequência de uma política especulativa por parte dos governos, ao longo dos últimos 50 anos."No futuro, o mundo não poderá simplesmente administrar a questão da água como tem feito no presente", aponta o texto. Cerca de 40% dos recursos aquíferos dos Estados Unidos são destinados à produção energética, enquanto apenas 3% vão para o consumo doméstico.As necessidades de água para produzir energia devem aumentar 165% nos Estados Unidos e 130% na União Europeia, de acordo com o estudo.O relatório também calcula que, no atual ritmo de derretimento, a maioria das geleiras do Himalaia e do Tibet terão desaparecido até 2100, e que 70 grandes rios do mundo secarão devido aos sistemas de irrigação para a agricultura. (Fonte: Folha Online/ Ambiente Brasil/Agência Envolverde) - Comente as notícias e artigos, participe!

2 comentários:

  1. muito obrigado por este texto, infelizmente, as pessoas estão simplesmente destruindo o planeta que foi-nos dado com tanto carinho pelo nosso criador.

    ResponderExcluir
  2. Isso é de dar medo, no meu país a água já está se esgotando... Espero que no fim tudo de certo, pelo menos assim as pessoas aprendem a dar valor no que temos!.. Só não podemos parar de acreditar!

    ResponderExcluir