sábado, 17 de janeiro de 2009

Campo Belo: Quando estudar um bairro é mapeá-lo socioambientalmente!


CAMPO BELO: MONOGRAFIA DE UM BAIRRO
Quem ainda não leu uma monografia de bairro e não percebeu que pesquisas e estudos que focam a historiografia de uma região específica, acabam por realizar uma das tarefas mais valiosas da investigação socioambiental?
Mapear a história, a geografia, a ecologia, a sociologia, antropologia e economia local, sua comunidade e registrar por entrevistas e fotos, documentos e mapas, resgates de memória e levantamentos iconográficos valiosíssimos, como os feitos pela historiadora Maria Aparecida Lacerda Duarte Weber e pelo genealogista Sérgio Weber, nesta obra que exemplifica como a educação ambiental, que é transversal e interdisciplinar, pode valer-se de trabalhos assim, para melhor estruturar, ações como a Agenda 21 local (do pedaço)!
A Triângulo (OSCIP) de Santo André-SP, que atua em ações na comunidade local e na Capital com a reciclagem de óleo de cozinha, produção de sabão ecológico e educação socioambiental também com sua revista informativa "Ambiente Urbano", a qual já comtempla uma seção que destaca a história de bairros paulistanos, valorizando esta abordagem reveladora da vida urbana.
As ecovilas, os ecomuseus (que são bairros vivos e tombados) e as vilas históricas já são provas de que não dá mais para ficarmos parados e deixarmos o passado de uma comunidade no esquecimento, pois se isso ocorre, a ecologia urbana local se perde junto com a identidade do bairro.
A especulação imobiliária irresponsável, quando se apropria de informações sobre a história dos bairros, costuma deformar a realidade local em detrimento de interesses mercantilistas, que geralmente matam a verdade e percepção local, perturbam a harmonia e desrespeitam a história da região.
Assim, como já mencionei em outro artigo sobre os "Biomapas", conhecer e preservar a memória dos bairros será a grande contribuição para o entendimento da dinâmica da ecologia urbana e humana e suporte para o planejamento da cidades do presente.
Foto: (Capa do livro) Campo Belo: monografia de um bairro - 2007 - Ed. Estação Liberdade - SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário