segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

457 Anos de SAMPA!!!!

Há sete anos atrás estávamos em 2004, há 57 anos atrás estávamos em 1954 e há 457 anos atrás estávamos em 1554. Uau! É incrível imaginar que o Brasil já tenha seus respeitáveis 511 anos de tantas histórias boas e outras nem tanto! Superamos a fase de matança explícita de índios nativos, passamos pelos Jesuítas e Bandeirantes que pouco contribuíram para uma boa recordação do que foi esta época, mas que garantiu a existência e a fixação dos colonizadores e imperialistas Portugueses em solo de Vera Cruz. Superamos a noção unicamente extrativista e colonial de explorar a qualquer custo, pois o objetivo era enriquecer o rei e a corte em Portugal! Nada ficaria para o futuro dos futuros brasileiros desde então...

Nossa! Contando assim nossa história nada politicamente correta, fica triste e muito verdadeira, pois basta hoje ver cada uma destas heranças que nos põem a refletir o quão estamos devendo em retribuir aos que tiveram a coragem de virar a página e escrever uma outra história, agora do Brasil!

Pois é, é desta história que hoje podemos comemorar com os 457 anos de São Paulo, que cresceu tanto, talvez até além do que deveria, em termos sustentáveis, mas que sempre como generosa Cidade, abriu-se para o Brasil e para o Mundo! Hoje somos planetários, todas as nações, religiões e povos se encontram aqui, mesmo inimigos fora da qui, aqui são vizinhos e compadres...!

Pensar que em 1554 éramos uma pequena e simples província, terra da garoa fina e estrangeiros de pouca esperança por dias melhores, nativos sofrendo massacres e exploração, piratas, depois a vergonha da escravidão e finalmente a república democrática, isso já eram os idos de 1889, com o fim do Império. D. Pedro e Padre Anchieta até que ajudaram com suas visões de futuro e amor a terra que pisavam...

Incrível pensar que já tivemos nos idos de 1930 uma aparência européia, onde até hoje restaram inúmeras e históricas construções de estilos franceses, ingleses e até barrocos presenteando espaços de museus e escolas, salas de espetáculos e bancos que preservam esta fase da cidade, que hoje já é um híbrido de contemporaneidade exagerada de obras erméticas, arquiteturas sem valor social e nada saudáveis, devido ao excesso de vidros, ar condicionado e falta de uma linguagem mais tropical e nacional...Pois é, cedemos a tudo de bom e de ruim...!

Os demais Estados do Brasil não avançaram tanto nestes 457 anos, o que nos coloca a preocupação de qual política federativa estamos rumando, pois de nada adiantará crescermos e atrairmos todos para cá, abandonando o restante do país...isso levará a um desequilíbrio socioambiental e econômico, o qual já estamos pagando gravemente no sudeste!

Basta ver como está o Rio em função de perder atenção para Barsília, desde os anos 60...!
Veja o Norte em relação ao Nordeste, veja o Nordeste semi-árido em relação a São Paulo...!

Em 2004 o mundo ainda estava bem amarrado aos acontecimentos de 11/09/2001 e de lá pra cá muito se repensou quanto aos valores que a sociedade mundial pretendia reconquistar!

Em 1954, o mundo estava saindo do pós-guerra, que foi o maior fiasco e bancarrota para os países europeus e momento de grande enriquecimento para os EUA, com a reconstrução, "bancada" por eles! O Brasil vivia um momento estadista civil, grandes investimentos no operariado, na industrialização e crescimetno do país, mas ainda desordenado...

Hoje, 457 anos depois da fundação de da Vila de São Paulo, do Páteo do Colégio, poucos de nós faz ideia do que foi a Saga para chegarmos a se a Cidade Megalópole que somos!

Parabéns à querida Cidade, "de donde nós nascemo e passemo dias felizes de nossas vidas!"
Adoniram que o diga, por tudo que já foi é onde queremos chegar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário