sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

5Ps - Harmonização dos cinco"pês" na Rio + 20

Na próxima reunião planetária da Rio + 20, em junho deste ano de 2012, um dos temas que será levantado e que sintetiza o grande investimento energético brasileiro e os subsequentes cuidados socioambientais que teremos que nos preparar e investirmos na conservação e preservação ambiental, será com a prospecção do Pré-Sal (bolsões de petróleo de profundeza, abaixo do talude de pré-sal oceânico do mar e costa brasileira sudeste entre Rio e S. Paulo) o investimento também na harmonização dos chamados: cinco Ps.

Os 5 P, são:

Pesca
Piscicultura
Portos
Praias
Pré-sal

Onde investimentos nacionais e federais deverão ocorrer nos próximos anos a partir de 2012, quanto a uma maior atenção regulatória na pesca comercial, mais disseminação de técnicas nacionais de piscicultura nas áreas de mananciais, estuários, mangues, rios e lagos de todo o Brasil, com exemplos de sucesso como a reserva de Mamirauá - AM.

Os portos, deverão ter investimentos de recuperação, proteção e vigilância sanitária, portuária, ecológica e turística, revendo rotas, fiscalização de águas de convés e bombeamento de água de lastro, evitando entrada de seres vivos invasores, parasitas do mar, pesca predatória e ilegal, contrabandos, pirataria, migrações ilegais e planejamento do uso e preservação dos santuários ecológicos marinhos.

A fiscalização das praias,da qualidade das águas para banhistas, comércio e tursimo litorâneo, preservação de paisagens, regulação de construções irregulares, preservação de tartarugas marinhas,fiscalização hotelereira de resorts e pousadas, emissão de esgotos...

Definição da aplicação, uso e direitos quantos aos royaltes do pré-sal...Busca paralela de novas energias limpas e alternativas eficientes de tecnologia e fontes energéticas na indústria nacional, com maiores investimentos em escolas técnicas e universidades que investirem neste ramo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário