terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Escola do Movimento - Ivaldo Bertazzo

Corpo Vivo é a mais recente publicação de mais de 35 anos de pesquisas do dançarino, coreógrafo e pesquisador do corpo e do movimento, que desenvolveu a metodologia da escola do movimento, paulistano, há décadas ministra cursos e worshops sobre a reeducação do corpo para o movimento e exercícios multifuncionais que privilegiam o fortalecimento do corpo e sua estrutura óssea e muscular conectados ao sistema nervoso funcional contra a gravidade, com movimentos treinados sempre em pé, na condição de alerta, de tonos muscular. Devemos estimular e educar o corpo para estar sempre de prontidão, isso garante a saúde e longevidade estrutural e funcional do nosso corpo.

Bertazzo tem sua escola na Rua Cotoxó, 1 - Pompeia - Zona Oeste de S. Paulo, onde encontramos um ambiente clean e multicultural, onde já desenvolveu grandes coreografias em parceria com o SESC com o projeto Samwad e Milágrimas, com jovens de diversas comunidades da metrópole paulistana, provocando a construção de coreografias com movimentos criados e reelaborados pelos próprios jovens a partir de suas experimentações e pesquisas multiculturais e aos alunos que procuram como terapia a reeducação do movimento, Ivaldo promove a saúde funcional do movimento corporal.

O SESC junto com Bertazzo, vem promovendo um novo conceito com o programa de Ginástica Multifuncional - GMF,que promove o contato com exercícios e treinos que estimulem mais a reeducação do movimento multifuncional, mais movimentos em pé, criando situações de desequilíbrio propositais, onde na instabilidade se desenvolvem posturas e reorganizações neurosensoriais e estruturais dos movimentos do corpo e com isso mais força e saúde integral do ser.

Esta fisioterapia corporal, que reconhece, reaprende e reeduca o corpo para os movimentos cotidianos, usando as suas propriocepções (percepções sobre o próprio corpo),como usar o ato de comer para exercitar por exemplo, a complexa musculatura facial e temporo-mandibular. Usar os dedos, as extremidades, para reaprender a usar a postura correta de se sustentar em pé pelos artelhos (dedos dos pés) e não com os calcanhares, para se locomover e andar...Isso garante a flexão motora.

Como diz Bertazzo, nunca espere um ônibus ou metrô relaxado, descansando sobre uma das pernas, isso é péssimo, é um típico exemplo de quando estragamos nosso corpo com posturas erradas, viciadas e que não servem para nos manter saudáveis...pois, temos que ficar sempre com o corpo em posição de prontidão de força muscular, um apoio-sustentado em uma postura com manutenção do tônus muscular, valorizar exercícios de marcha, de funcionalidade para andarmos, apanharmos objetos, pularmos, agarrarmos coisas no alto e no baixo, dançar é um movimento saudável e funcional, pois envolve todos os sentidos e musculaturas do cotidiano...!

Aqui algumas dicas do Bertazzo:

SPA do Movimento!!!!

http://www.ivaldobertazzo.com.br/

www.folha.com/eq928443

Aconselha aos seus alunos experimentarem o ritual do esfrega-esfrega, um "scrub" de esfregação, antes ou depois do banho, por cerca de 6 minutos, escovando o corpo em suas articulações e pontos nervosos ao redor dos olhos, nuca, cotovelos, joelhos e cabeça.

A parte da frente do corpo deve ser massageada e esfregada debaixo para cima e a parte de trás do corpo deve ser estimulada com esfregações no sentido para baixo, isso obedece o sentido das musculaturas corporais. Atua ativando o sistema nervoso e circulatório, acorda os neuroreceptores musculares e motores.

Óleos de amêndoa, palma e gengibre são quentes e ótimos estimulantes musculares.

Ao batermos levemente com os dedos sobre a pele e percutirmos os ossos do corpo, estimulamos como se massageássemos pele - músculos - ossos.

A respiração, assim como no ioga, é outra dica de ser organizada de acordo com os movimentos, valorizando um maior tempo de expiração (soltar o ar) e um menor tempo de inspiração (entrada de ar),assim, nosso sangue fica menos intoxicado!

Não seja preguiçoso com seu próprio corpo, promova a manutenção da sua saúde, buscando uma reeducação do movimento corporal e postural.




Nenhum comentário:

Postar um comentário