domingo, 18 de dezembro de 2011

Menos é mais! SESCSP x Resíduos sólidos

SESC SP lançou há cerca de 2 anos o programa: Lixo - Menos é mais, como uma das ações afirmativas para disseminar o conceito internamente em suas 32 Unidades por todo o Estado de São Paulo, de educação para a sustentabilidade e redução da produção de resíduos sólidos da instituição.

O SESCSP tem 65 anos de existência, como foi fundado em 1946, em Teresópolis - RJ, por um decreto lei assinado pelo então presidente da república, Eurico Gaspar Dutra e um grupo de empresários visionários, entre eles Roberto Simonsen, Basílio Machado Neto e Alcântara Machado, entre outros auspiciosos comerciantes e industriais, que elaboraram a Carta da Paz, como a certidão de nascimento e intenções arrojadas do Serviço Social do Comércio - SESC, Serviço Nacional da Aprendizagem - SENAC, Serviço Social da Indústria - SESI e Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial - SENAI, instituições privadas, mantidas por arrecadação compulsória de 1,5% da folha de pagamento dos comércios e indústrias contribuintes, que erguem gerações, promovendo a formação e qualificação profissional de ótimos técnicos e profissionais até hoje, bem como promovendo o bem-estar, qualidade de vida e reforçando a missão de dar acessibilidade à educação, cultura e lazer dos comerciários, industriários e suas famílias, bem como os trabalhadores das áreas de serviços, saúde e turismo, reforçando valores de respeito, ética, humanização, valorizando a diversidade cultural e promovendo a inclusão por meio de ações e programas transformadores da sociedade. Tarefa nada fácil, mas se tornou a força motriz da instituição junto a FIESP e FEComércio SP, onde muito vendo sendo investido em novas unidades mais eco eficientes e cada vez mais acessíveis à sociedade como um todo.

Sabemos hoje que cerca de 1% apenas do resíduo reciclável do lixo doméstico da Capital Paulista é realmente reciclado após passar por cooperativas de triagem e coleta seletiva, isso mostra o quanto ainda temos que trabalhar e nos comprometer em realizar o descarte correto e consciente de nossos resíduos sólidos e mesmo dos líquidos. Sem dúvida menos lixo produzido, será mais qualidade de vida, menos desperdício, mais sustentabilidade em nossos processos e negócios, mais verbas destinadas para o desenvolvimento de pessoas e regiões...

Mesmo o SESC, também sofre com os problemas da geração de lixo, assim recentemente técnicos da área ambiental da instituição, iniciaram o programa interno de sensibilização sobre os 5 erres: Recusar, Reduzir, Reutilizar, Repensar e Reciclar os resíduos, embalagens e objetos que são descartados dos processos de produção doméstica e organizacional, reeducando os funcionários quanto ao consumo, reduzindo o desperdício, recusando produtos não responsáveis ecologicamente, repensando processos, hábitos e consumos, evitando o consumismo, reeducando fornecedores e colaboradores externos, recusando descartáveis, modernizando equipamentos e edifícios para serem mais eco eficientes, reaproveitando materiais e poupando matéria-prima e encaminhando corretamente seus resíduos para cooperativas de catadores, como a Cooperativa Tietê, parceira do SESC e que vem crescendo e dignificando seu trabalho.

Vale a pena conferir o filme documentário de Vick Muniz - Lixo Extraordinário, que se passa na comunidade da atual cooperativa do lixão de Gramacho - RJ.

Faça mais pelo nosso Planeta! Colabore com a redução do lixo doméstico, pense bem, quando estiver diante da prateleira no supermercado ou no shopping, preciso ou quero? Com ou sem sacolinha ou excesso de embalagens? Compro perto ou longe de onde moro? Devo escolher algo ambientalmente responsável ou não estou nem ai pra isso? Só o governo é responsável ou as indústrias também? Posso colaborara com esta ideia e não ser consumista ou isso não é comigo? Posso aplicar os 5 Rs no meu cotidiano ou isso é besteira? Moro neste Planeta ou que ele vire um lixo inabitável e doente?

Podemos ser pequenos diante dos desafios, mas se cada um fizer o seu papel, mudamos o mundo!

Feliz 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário