sábado, 27 de dezembro de 2008

BICICLETÁRIOS NA CIDADE!


Bicicletários começam sua fase de implantação em meados de novembro de 2007 por toda Capital paulista...!
O Metrô de Sampa iniciou em termos governamentais este estímulo e direito cidadão, quando propôs e ofereceu a possibilidade bem organizada e bem-vinda de os usuários poderem ter aos finais de semana, com vagão especial e local preferencial na plataforma de embarque destinados aos ciclistas da cidade (pena ainda não ser viável todos os dias...), mas já é um avanço e conquista socioambiental.
Depois veio os bicicletários intermodais nas estações Carrão, Itaquera e Sé, uns são do Metropolitano, outros são concessão e parceria com a Porto Seguro - Seguros, que viabilizam empréstimo de bicicletas (biciclos) aos usuários do sistema do Metrô e CPTM...
Coletivos Educadores, como o pessoal da ONG Bicicletada e da Pedalada, além dos Nigth Bikers e Clube do Pedal - SESC Ipiranga, junto com o apoio do Movimento Nossa São Paulo - MNSP (Oded Grajew) e Coletivo Ecologia Urbana (Rafael Poço) entre outros, vem contribuindo para ampliar as cobranças, com apoio de alguns vereadores, como Soninha e Trípoli, para o debate e cobrar políticas públicas que implementem e ponham na agenda municipal e estadual as ciclofaixas, ciclovias (quando viável) e corredores verdes, motofaixas, sinalizações de vias para ciclistas, bicicletários públicos e em grandes centros privados de lazer, parques e centros culturais. Ônibus e Trens adaptados para transporte de bicicletas nas integrações intermodais da metrópole.
Enfim, já percebemos alguns avanços e parcerias desde o movimento dos GTs de Mobilidade Urbana e Transportes Alternativos/ Coletivos realizados pelo MNSP e seus parceiros.
SESC Pompéia, por exemplo, buscou desde novembro/2007 implantar um bicicletário no interior da unidade com 30 vagas, como forma de atender as normas municipais e solicitações da comunidade, contribuindo para ciclistas e frequentadores poderem ir e vir de modo mais ecológico a unir lazer, prazer e consciência ambiental nesta pequena ação.
Resta saber se tudo isso caminha para uma política pública e educacional no bom uso das bicicletas e motos, assim como dos automóveis em harmonia, responsabilidade e respeito às regras de trânsito e convivência segura entre todos e os pedestres..., pois sem isso tudo ainda cai em descrédito!
(Foto: Octávio Weber Neto/SESC Pompéia-2007)

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