quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

BINÓCULO & ECOLOGIA

Conceituando o verbete que levou ao nome do blog e que traduz a vontade de promover um olhar diferenciado às ações em educação socioambiental, onde a biologia, as ciências ambientais, a percepção ambiental precisam de uma lente apurada, como um binóculo sobre as questões do momento, trazendo o que está longe de um entendimento que leve à uma ação de mudança e permita vê-lo de perto...

Binóculo é um instrumento de óptica, com lentes, que possibilita um grande alcance da visão. É composto por um par de tubos, interligados por um sistema articulado, sendo que cada tubo possui igualmente uma lente objetiva (que fica na extremidade do binóculo, mais próxima do objeto a ser visto) e uma lente ocular (que fica mais próxima dos olhos) e entre elas, um sistema de prismas. Há ainda um sistema de foco, situado entre os tubos do binóculo.
Há dois tipos de prisma, que definem a qualidade da imagem e o preço do binóculo. O prisma Roof é o tipo mais complexo e é mais caro. Os binóculos que possuem este sistema, tem os tubos retos, como os telescópios. O prisma Porro é mais simples, mas tem melhor percepção da profundidade, isto porque as objetivas não estão alinhadas com as oculares. Elas ficam mais afastadas entre si.
O binóculo primitivo era de uma objetiva com uma lente convergente no meio de duas lentes divergentes e uma lente ocular de sentido inverso. Atualmente é constituído de uma lente ocular e de outra objetiva baseada nas lunetas astronômicas, onde é utilizado o método poliprisma.

Homem utilizando binóculo.
Os binóculos comuns proporcionam uma capacidade de aumento em torno de dez vezes.
Esse equipamento é adequado para visualização terrestre, marítima e, em alguns casos, científica e astronômica. Como é utilizada a visão dos dois olhos em simultâneo, ao olhar-se por um binóculo tem-se uma percepção da profundidade da cena, ou seja, visão tridimensional: pode-se notar a largura, altura e profundidade. As lunetas e telescópios não tem essa capacidade.
A qualidade da imagem de um binóculo depende de cinco fatores:
Alinhamento da ótica
Qualidade das lentes
Qualidade dos prismas
Tratamento dado às superfícies dos óticos
Estabilidade mecânica do corpo e do mecanismo de focalização.
Os binóculos possuem dois números impressos em seu corpo, do tipo: 7x50, 12x60, 20x70. O primeiro número significa a magnificação (ou aumento) e o segundo, o tamanho (em milímetros) da objetiva. Quanto maior a objetiva, mais luz entra e melhor será a visualização das imagens.
Os modelos que possuem lentes coloridas (vermelhas) recebem esse acabamento apenas para fins estéticos. No máximo, apenas ajudam a "quebrar" o excesso de luz em ambientes como praia ou montanhas com neve.
Para visualização astronômica é necessário um tripé, para dar mais estabilidade.

Observadores de aves como Lilian A. Sanches - Zoológico de S. Paulo ou Marcelo Bokermann - SESC Bertioga, utilizam, por exemplo, o binóculo em atividades de observação in locus, de aves urbanas, endêmicas e migratórias de modo a facilitar a identificação das mesmas, sem interferir ou aproximarem-se muito delas. Estas atividades tem a intenção de popularizar a ecologia urbana de aves e promover um respeito e conservação da vida destes animais ao público leigo interessado. Informe-se neste lugares e no Parque do Ibirapuera sobre estas atividades de aboservação de aves!

Fonte: www.pt.wikipedia.org

Um comentário: