sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Educar é contar histórias!

"Educar é contar histórias..." esta é a máxima recém pronunciada pelo atual e polêmico filósofo
contemporâneo da educação brasileira. Estamos falando de Cláudio de Moura Castro, que no dia 27 de novembro de 2009, na FEA-USP, palestrou sobre educação corporativa e destacou que educação não tem sobrenome, deve ser feita por educadores que atuam como profissionais e não por professores que são profissionais da educação vestibulanda...
Realmente falta na Escola de hoje a visão de um presente, onde a Sociedade é uma rede social, conectada, evolui com uma aprendizagem permanente, contextualizada do cotidiano.
Surge recentemente um novo destaque para as Andragogias, que são as metodologias e princípios usados para sensibilizar e educar por meio de exemplos e que valoriza o saber de jovens e adultos.
Enfim, um bom educador deve explorar mais seu lado criativo e contagiar seus alunos, valer-se das histórias, dos contos e mesmo elaborar boas narrativas, que entusiasmem e sejam provocativas, para atingir de modo transformador seus alunos, seus aprendentes...seduzir pelas boas histórias.
Cláudio de Moura Castro já publicou diversos artigos e livros, foi consultor na ONU para assuntos de educação e ciência e Diretor de escola particular conceituada de São Paulo. Economista de formação, sempre atuou como pesquisador em filosofia e educação, que foi sua segunda formação mais apaixonada. Ele comenta enfaticamente que Jesus Cristo e Walt Disney foram os maiores contadores de histórias do Planeta, usaram parábolas, contos e lendas, personagens e imagens que ensinaram e perpetuaram a mente da humanidade por milhares de anos ou décadas e, até hoje, são exemplos de comunicação perfeita e eficiente, na arte de educar.
Bem, vale então aqui fechar este artigo mostrando que usar então os contos, fábulas e histórias para a educação Socioambiental, também pode ser uma estratégia inteligente e divertida de multiplicar conhecimentos e cativar as pessoas, no dia-adia e nas ações de seus projetos.
Vale a pena conhecer o trabalho de alguns contadores de história de nosso Brasil: Regina Machado, Giba Pedrosa - Contos de Todos os Cantos (meu amigo), João Acaiab, Simone Grande e as Meninas do Conto entre tantos outros. Um lugar para encontrar esse pessoal e curtir suas histórias, são nas Unidades do SESC SP. Até no curso de Gestão da Educação Corporativa da FIA - USP teve em seu encerramento uma contação por Regina Machado, inclusive, trouxe na bagagem alguns contos do famoso e lendário Nas Rudin, da Turquia...
Para fechar presenteio a vcs com uma história dele, contada por Giba Pedrosa, em seu CD, que vale a pena conferir...
Nas Rudin, certa vez... estava em um trapiche para embarcar e levar um outro viajante, este muito arrogante falou a Nas Rudin: você sabe ler? Nas Rudin: Não, não sei, mas posso aprender!O viajante falou: Não sabe ler?! Que absurdo, então perdeu metade de sua vida! A viajem chegou em dado instante, que o barco parou e ambos ficaram quietos...Nas Rudin virou ao viajante e respondeu sabiamente e inusitadamente, como de costume: E o Senhor, sabe nadar? O viajante respondeu aflito: Não! Senão não estaria num barco dependendo de seu serviço...Nas Rudin devolveu: Não sabe nadar? Pois então agora perdeu toda a sua vida, pois o barco está afundando...!!!! Conto adaptado por Giba Pedrosa ( e músicas de Renata Mattar) - Contos de Todos os Cantos.
Cd - Selo/ Pôr do Som : http://www.pordosom.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário