domingo, 20 de dezembro de 2009

REDES SOCIAIS E COMUNITÁRIAS

Redes Sociais e Comunitárias, são um trabalho de formiguinha que dá muito certo se todos exercitarem o saber ouvir e saber oferecer serviços e receber serviços em redes de trocas de interesses, que acabam sendo convergentes e mútuos!

As redes são um padrão de organização constituído necessariamente de agentes autônomos que, interligados, cooperam entre si para um bem comum. Esta é a visão que o especialista em redes sociais do SESC RJ, Cássio Martinho, traz à luz da discussão. Marcos Vaz, do SENAC SP/G4 também articula na região da Lapa ações de cosntiuição de redes sociais e mapeamento da região oeste, para articular parcerias para melhoria da cidade.

O trabalho do SENAC SP e do SESC RJ tem oferecido grande esclarecimento sobre esta temática de auxílio comunitário e formação de redes sociais.

As Redes são tecidas, são uma trama orgânica, uma "Web", um tecido de pessoas, profissionais, necessidades, interesses, serviços, contatos, confiança, mutualismos e simbioses, descentralização, vários núcleos de ação, ausência de poder e de hierarquias, pois todos buscam um objetivo comum, solucionar problemas da mesma comunidade, em prol da melhoria da qualidade de vida e progresso/ desenvolvimento local. Agindo localmente e pensando globalmente. Este é um dos focos de ação da Agenda 21 local.

As bases da organização de uma REDE:

- Encontros voltados para públicos que buscam práticas de parcerias entre comunidades e instituições privadas, públicas e o 3º setor (Associações, Fundações, ONGs e OSCIPs);
- São encontros simples e objetivos, há uma pauta e um foco;
- São feitas rodas de apresentação de cada participante presente, convidado ou iniciando por iniciativa de colaboração;
- Cada um fala do que veio procurar e do que veio oferecer;
Todos falam e todos ouvem uns aos outros;
Quando cada um sabe quem é quem, o espaço se abre para aprofundarem-se nas questões mais importantes e prioridades, ai iniciam-se as negociações, acordos e tece-se a rede de relações humanas, olho no olho e nascem as parcerias consistentes e duradouras.

Vale apena conferir: http://www.sescrio.org.br/
http://www.senac.sp.org.br/redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário