sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

2010 e as Crianças: Era uma vez o Equilíbrio Socioambiental?

O novo ano de 2010 se aproxima...COP 15 e Copenhague...Humanidade sem decisão, as Crianças desrespeitadas, o Futuro a Deus pertence...

O que temos a ver com isso?

O ser humano desde sua origem nômade, gregária, coletora e possivelmente sempre foi o mais implacável dos predadores do Planeta, em termos da magnitude de seus impactos causados para sua existência e domínio, sempre prevalecendo sobre os demais por seu estilo de vida e razão. Impera soberano na Terra.

(foto: Pará. por Crsitianne Marques Weber - brincadeira de quem tem quintal...)

Sozinhos sabemos que não sobreviveríamos...Mas, continuamos a destruição às custas de ficarmos apenas alguns poucos ricos e cegos... como anda a maioria de nós?

Este é o equilíbrio ambiental que sonhamos? Isto é desenvolvimento? É sustentável??

Nós escolhemos um (irresponsável) caminho, sermos urbanos, 80% da humanidade já é das cidades, somos "urbanóides" das metrópoles e megalópoles, agitados, reforçamos nosso caráter predador gregário e coletor, intensificamos nosso cômodo extrativismo sem limites, acumulamos riquezas e doenças, agravados pelo sedentarismo típico e estressante da vida urbana...facilidades insustentáveis!?

O tempo passa por nós, ou nós é quem deveríamos passar pelo tempo...? O que deixaremos de transformador? Fracassar não é nossa missão.

Dominamos as tecnologias, a longevidade, a quarta idade..., porém a falta de limites e o inchaço populacional, reafirmam sermos mesmo os únicos animais que transformam seu ambiente em benefício próprio, egóico e em desarmonia com os demais, territorialistas existem muitos outros seres vivos, mas só nós fazemos muros e ficamos proprietários...degradamos nossa própria morada...Qual o nosso papel?

Criamos uma nova ecologia, a urbana, os ambientes construídos e artificiais são um novo ambiente com sistemas incontroláveis e como uma bomba relógio, avançam contra nossa própria qualidade de vida, nos engolem como uma mancha cinza...cidades saudáveis? Favelas, periferias e habitações clandestinas, assentamentos em mananciais...Planejar a vida urbana deveria ter sido algo já aprendido, mas ficou milenar a degradação de nossas vidas.

As cidades engolem seu entorno para se sustentarem, mas isso é insusutentável!

Na Dinamarca, em Copenhagen, a COP 15 está para acabar e mais uma vez historicamente, a demagogia impera, o descaso e irresponsabilidade de governantes que fingem buscar soluções, fingem estarem preocupados, mas não enganam seus objetivos de ganância...acreditam que o planeta pode esperar.

Sim, a Terra pode esperar, ela tem quase 5 bilhões de anos, nós não podemos esperar mais, mas ela já se posicionou. Não acabará nem ficará esperando, simplesmente entrou numa rota sem retorno, de modo brutal, avassalador e em seu processo de entropia de reestruturação pelo caos, depuração paulatina, buscando o equilibrio para o sustentável, que é característico da Natureza...Não aprendemos nada, infelizmente, que possa nos poupar a curto prazo, zombamos de sua implacável e inegável governança sobre nós, meros tripulantes desta astronave Mãe...

A Terra Gaia, vive, pulsa e não poupará ninguém, mas nãopor que é a vilã, mas porquê nós é que sempre nos perguntamos, há milênios...qual nossa missão, nossa função nesta vida, nossa existência terrena, para onde vamos, quem somos...? Pois é...!

Esperamos sempre que Deus iria responder...Eis a resposta divina ou simplesmente cósmica...
Consumimos sem limites, entramos no cheque especial do Planeta e só agora puxamos o extrato pra ver o estrago...! Amnésia dos ensinamentos e saberes dos antigos...o que interessa é o presente e a cegueira confortável do capitalismo...

Deus quem vai pagar esta conta e nos salvar...? Nada cético ou plausível...Porém, se pensarmos que Deus está em tudo, pode até a Natureza nos poupar? Está nela a saída? Nela estaria nosso olhar esquecido e adormecido pela ganância? O que devemos fazer, estamos no negativo...perdão desta dívida não existe...? É o nosso fim, nosso castigo apocalíptico?!

Não, não vamos ser sensacionalistas, apocalipticos ou pessimistas ao extremo da paralisia, apenas brincamos de mentir para nós mesmos até agora, 21 séculos só usufruindo, pois foi interessante o jogo de não ter limites...Dále Capitalismo...! Tudo tem um preço...Agora é pagar pra ver o que podemos fazer para amenizar e talvez reduzir e se a natureza nos der uma chance, reconstruirmos um novo modelo de vida. Sustentável!

Devemos ser agora mais emocionais, como diz Maturana, mais humildes e atentos aos sinais do planeta, buscarmos nossa misão que é a de manter e conservar este presente univesal que é a Terra, sermos guardiões de cada ambiente, fazermos nossa parte ecológica nesta história...as escolhas deverão ser pelo mais simples e eficiente, sermos honestos, responsáveis e solidários, termos a paz e ética em tudo que fizermos para quem sabe descobrirmos que tudo que um dia ouvimos como ensinamentos básicos seriam a cartilha de nossa sobrevivência!

Puxa! damos voltas e voltas pra sempre sacar que queremos inventar o que já existia...não usamos os sábios e milenares saberes, por pura vaidade humana...quanto tempo ainda temos pra perder o tempo que ainda resta?

Reflita e mecha-se! O Novo Ano é agora o futuro é a cada piscada de olhos...

Um comentário:

  1. Oi octávio!
    Belas palavras e belíssima atitude.
    A esperança sempre renovada quando expressa por pessoas como você.

    abraços.
    evandro

    ResponderExcluir