

Blog à serviço da educação socioambiental e para quem gosta de ampliar as lentes sobre o conhecimento da ecologia urbana.


PcD - Pessoas com Deficiência: este é o termo atual mais correto quando você quiser falar e citar, referindo-se sobre uma pessoa que tem alguma deficiência: física, intelectual, auditiva ou visual.
Muita gente talvez não saiba que quase tudo que aparece na TV e nos cinemas, tem sua origem muitas vezes em livros, experiências e reflexões documentadas e até mesmo programas que vem de outras partes do mundo, mas que antes da era da TV a Cabo, era coisa que poucos tinham acesso...´Avatar vem do sânscrito Avatāra, que significa "Aquele que descende de Deus", ou simplesmente "Encarnação". Qualquer espírito que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação divina na Terra.
A melhor definição vem de uma antiga escritura dos indianos, Vedas:
"Avatara, ou a encarnação da Divindade, descende do reinado de Deus pela criação e manutenção da manifestação em um corpo material. E essa forma singular da Personalidade da Divindade que então se apresenta é chamada de encarnação ou Avatara. Tais Personalidades estão situadas no mundo espiritual, o reinado de Deus. Quando Eles transcendem para a criação material, Eles assumem então o nome Avatara. - Chaitanya-caritamrita 2.20.263 - 264.
Um avatar é uma forma encarnada de um Ser Supremo, e tais incontáveis formas divinas residem em um plano espiritual.
Essa palavra Avatar, na atualidade, se tornou popular entre os meios de comunicação e informática devido às figuras que são criadas à imagem e semelhança do usuário, permitindo sua "impersonalização" no interior das máquinas e telas de computador, como no Wii.
Tal criação assemelha-se a um avatar por ser uma transcendência da imagem da pessoa, que ganha um corpo virtual, desde os anos 80, quando o nome foi usado pela primeira vez em um jogo de computador.
Mas a primeira concepção de Avatar vem primariamente dos textos Hindus, que citam Krishna como o oitavo avatar - ou encarnação - de Vishnu, a quem muitos Hindus adoravam como um Deus.
Assim, como o filme está ainda em cartaz, não vou estragar a curiosidade, mas vale a pena ser assistido com este olhar de metáforas da realidade, do mundo que estamos vivendo, as escolhas que fizemos e as que teremos que fazer se pensarmos em recuperar valores perdidos e a nossa própria existência.
O filme de James Cameron, é rico em efeitos especiais e na exuberância de ambientes e biomas onde uma natureza em equilíbrio, uma "Rede de Conexões" e Interdependências revelam a visão ecossistêmica da Vida e sutilmente nos provocam a pensar de que lado queremos ficar!
O filme tem 166 minutos, EUA, 2009. Com Zoe Saldana, Sigourney Weaver ( a de Aliens) e Sam Worthington. É um épico de ação, aventura e cenas incríveis para encher os olhos de qualquer pessoa que ame e respeite a natureza! Como toda ficção o filme nos leva para uma lua - Pandora!
James Cameron, escreveu o roteiro há 14 anos atrás, antes das tecnologias que hoje foram possíveis de realizar esta obra, que levou 4 anos para ser editada com tecnologia incrível, que até se dilui mesmo no desenrolar da história...
Acredito que uma bela crítica socioambiental para abrir o fim desta década do Século XXI, incerto, mas cheio de esperanças justamente pelo pouco tempo que temos para agir!
Há uma mensagem incrível no filme: "Eu vejo você, quando vejo através de você..."
Confira e depois poste seus comentários, vamos filosofar!?
Como dizem: educar é ser um bom contador de histórias...e esta educa muito, basta estar atento!
Neste artigo venho trazer uma pitada de curiosidade, sobre a arte de rua, que povoa parques, praças e ao ar livre muitas vezes nos presenteiam com obras de arte contemporânea, exóticas, desde grafites até mesmo esculturas e monumentos.
Calvin e Haroldo, por Bill Watterson (1990)
Caros aqui vai apenas um caderninho meu de campo, urbano, onde rabisquei em 2006, uma charge brincando sobre como estamos tendo que nos adaptar a cada dia para sobreviver e resistir ao aumento populacional e as 11 pessoas por metro quadrado (11p/m²) nos corredores dos vagões do Metrô em São Paulo...