domingo, 17 de janeiro de 2010

PcD - Você já ouviu, leu ou transitou neste tema?

PcD - Pessoas com Deficiência: este é o termo atual mais correto quando você quiser falar e citar, referindo-se sobre uma pessoa que tem alguma deficiência: física, intelectual, auditiva ou visual.

Afinal, todos somos reconhecidos pelo que somos e pelo que sabemos fazer e não pelo que temos como limitações!

De modo geral, quase todos temos alguma limitação, a perfeição é coisa de poucos, ainda mais no mundo que vivemos, com tantos riscos, violência, guerras e acidentes de trânsito, gravidez de risco, poucos investimentos no passado em saúde pública e aconselhamento genético, pouco conhecimento no passado sobre os preconceitos e em como acolher e dar uma qualidade de vida ao deficiente nato, desgastes ergonômicos, pobreza, falta de informações na saúde infantil e baixo acompanhamento pré-natal no passado, nos mostram uma estatística de milhares de PcD no Brasil e no mundo.

Porém, de modo poético, numa licença podemos dizer que somos todos especiais! Somos únicos, somos indivíduos que querem respeito e precisam de trabalho para viver com dignidade e satisfação. Que isso valha pra quaquer pessoa!!

Assim, este símbolo da bandeira nacional sobreposto com um cadeirante em silueta, representa no momento, a síntese da Ação de Inclusão das PcD na Sociedade brasileria de modo geral, não apenas o cadeirante ai representado, mas simplifica a "Bandeira" desta luta!

A maioria das empresas a partir deste ano deverão se reorganizar-se quanto a Lei que fala das cotas para PcD nas empresas. Instituições com mais de 1000 funcionários deverão ter no mínimo 5% de vagas para deficientes! Ou seja uma empresa que tem cerca de 4000 funcionários, deverá se adequar e promover a criação de no mínimo 200 vagas!

O grande diferencial que todos deverão ficar atentos, é que não mais se contratará as PcD a partir de pressupostos equivocados, como colocar uma PcD cadeirante, por exemplo para postos de trabalho que são sentados...

O raciocínio deverá ser para o empregador evoluir sua concepção de empregabilidade, buscando lotar as vagas destinados as PcD a partir de suas competências: seus conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais, por sua formação e sempre perguntar o que a PcD precisará para trabalhar nesta empresa? Ai então estaremos sendo inclusivos, ou melhor estaremos acolhendo quem desejamos na empresa, de modo correto, sem destições...

As Casas Bahia, SESC SP e diversas outras empresas estão buscando este caminho e abrirão em breve novas vagas, fique atento, divulgue esta ideia, dissemine estes novos conceitos!

Feliz 2010!

Nenhum comentário:

Postar um comentário