domingo, 17 de janeiro de 2010

HAITI - Urgência Cultural




Fotos mostram garotos do Haiti, esta semana segundo imagens do portal IG, tentando brincar um pouco, voltar ao nada normal, após o desastre ambiental com o terremoto histórico de 7.0 na escla Richter que matou milhares de pessoas no Haiti e desabrigou mais de 300 mil pessoas. A imagem não bate com a real situação, ainda que seja um acampamento de desabrigados e sobreviventes deste cataclisma de proporções inéditas por ter somado pobreza, falta de estrutura social e ter sido um terremoto de superfície e em uma ilha das mais pobres do Caribe.
Para quem mal lembra da geografia desta região, que só é lembrada nos extremos: Caribe do turismo ou caribe da pobreza...onde um pouco mais acima da Venezuela, no mar do Atlântico Norte, perto da Jamaica, da República Dominicana, Costa Rica, de Cuba, Hawaii, das ilhas Trinidad e Tobago...onde nem sempre associam a região com a beleza de sua ecologia marítma, arquipelagos onde nasceu o Ragee, Bob Marley, o estilo Calypso, Soca, a Rumba e o Tcha tcha tcha, a slasa e o merengue, as danças latinas renegadas ou sufocadas, muitas vezes abduzidas para outras culturas que levaram a fama, a música e a cultura caribenha, as festas "caribean party" que foi sendo diluída e miscigenada nas influências da colonização Inglesa, Francesa e Portuguesa, misturada em seu mar de águas azul-esverdeadas, coqueiros, correntes de águas frias, tubarões, corais, frutas tropicais ainda...
Povo negro, mestiço, padronizado de havaiano, orientais que sofrem até hoje com a pobreza, a miséria, os mandos e desmandos de governos e imperialistas que os sugaram e hoje mal sobrevivem de um turismo predatório e nada sustentável.
Ai vem um "terremoto" desta proporção e mostra para todos nós que o planeta está mesmo se reorganizando da forma mais incontrolável e as regiões mais hostís da Terra, são sempre povoadas pelos pobres e detêm as maiores riquezas muitas vezes, geralmente, na ironia, no alvo dos imperialistas! Desdenham, mas querem comprar...
Como assistimos tritemente há séculos na África, descentralizam o poder local, instigam povos vizinhos, saqueiam riquezas e deixam a dignidade de um povo inteiro na miséria da ganância duradoura de poucos colonizadores. Precisamos ficar alertas, não deixarmos o Brasil ingressar nesta corja imperialista...
Bem, reflexões e profundos pensamentos a parte, o Brasil se colocou dignamente a prestar ajuda, destaca-nos inclusive como seria bom se todos os países que tem exército, marinha e aeronáutica, usassem estes profissionais de alto nível de preparo e altruísmo, para servirem a PAZ mundial, na proteção socioambiental, como configura na nossa constituição de 1988, justamente nestas horas de desespero e desordem emocional e social pelos desastres ambientias que serão muitos, pelo que as mudanças climáticas e desrespeitos do homem ao planeta de séculos vem a tona neste início de século. Era uma reação esperada da Natureza!
Na outra foto quero aqui destacar como a musicalidade latina e especialmente caribenha é bela e o quanto nós educadores precisamos aproveitar o momento para contar uma outra história do caribe que ninguém conta! A cultura e a música desta região é notável, digna de trazermos para perto.
Quem sabe os colegas de centros de cultura tragam esta gente para mostrar seu talento e de quebra ainda apoiamos e ajudamos o Haiti com shows da região do caribe todo, para o mundo ajudar consumindo o que eles produzem e tem de bom, isso seria valioso e de auto-estima.
Esta seria uma forma mais digna ainda, na minha opinião, de sermos sustentáveis com estes povos que merecem uma atenção de todos para crescerem também!
Vale apena conhecer este CD Calypso Socca Rumba, entre os músicos temos o famoso e lendário David Rudder.
Salve o Haiti, ele também é aqui...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário