domingo, 17 de janeiro de 2010

Avatar - O Filme: Metáforas para o Século XXI

Avatar vem do sânscrito Avatāra, que significa "Aquele que descende de Deus", ou simplesmente "Encarnação". Qualquer espírito que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação divina na Terra.

A melhor definição vem de uma antiga escritura dos indianos, Vedas:
"Avatara, ou a encarnação da Divindade, descende do reinado de Deus pela criação e manutenção da manifestação em um corpo material. E essa forma singular da Personalidade da Divindade que então se apresenta é chamada de encarnação ou Avatara. Tais Personalidades estão situadas no mundo espiritual, o reinado de Deus. Quando Eles transcendem para a criação material, Eles assumem então o nome Avatara. - Chaitanya-caritamrita 2.20.263 - 264.

Um avatar é uma forma encarnada de um Ser Supremo, e tais incontáveis formas divinas residem em um plano espiritual.

Essa palavra Avatar, na atualidade, se tornou popular entre os meios de comunicação e informática devido às figuras que são criadas à imagem e semelhança do usuário, permitindo sua "impersonalização" no interior das máquinas e telas de computador, como no Wii.

Tal criação assemelha-se a um avatar por ser uma transcendência da imagem da pessoa, que ganha um corpo virtual, desde os anos 80, quando o nome foi usado pela primeira vez em um jogo de computador.

Mas a primeira concepção de Avatar vem primariamente dos textos Hindus, que citam Krishna como o oitavo avatar - ou encarnação - de Vishnu, a quem muitos Hindus adoravam como um Deus.

Assim, como o filme está ainda em cartaz, não vou estragar a curiosidade, mas vale a pena ser assistido com este olhar de metáforas da realidade, do mundo que estamos vivendo, as escolhas que fizemos e as que teremos que fazer se pensarmos em recuperar valores perdidos e a nossa própria existência.

O filme de James Cameron, é rico em efeitos especiais e na exuberância de ambientes e biomas onde uma natureza em equilíbrio, uma "Rede de Conexões" e Interdependências revelam a visão ecossistêmica da Vida e sutilmente nos provocam a pensar de que lado queremos ficar!

O filme tem 166 minutos, EUA, 2009. Com Zoe Saldana, Sigourney Weaver ( a de Aliens) e Sam Worthington. É um épico de ação, aventura e cenas incríveis para encher os olhos de qualquer pessoa que ame e respeite a natureza! Como toda ficção o filme nos leva para uma lua - Pandora!

James Cameron, escreveu o roteiro há 14 anos atrás, antes das tecnologias que hoje foram possíveis de realizar esta obra, que levou 4 anos para ser editada com tecnologia incrível, que até se dilui mesmo no desenrolar da história...

Acredito que uma bela crítica socioambiental para abrir o fim desta década do Século XXI, incerto, mas cheio de esperanças justamente pelo pouco tempo que temos para agir!

Há uma mensagem incrível no filme: "Eu vejo você, quando vejo através de você..."

Confira e depois poste seus comentários, vamos filosofar!?

Como dizem: educar é ser um bom contador de histórias...e esta educa muito, basta estar atento!

Um comentário:

  1. Atualmente, em plena segunda década do século XXI já temos outros avatares presentes, como o personagem "Hugo" do App "Handtalk", que é um avatar virtual para comunicação e tradução em Libras já muito comum em sites e App de acessibilidade comunicacional!

    ResponderExcluir