domingo, 27 de maio de 2012

TELETRABALHO : Como o mundo do trabalho está se preparando?

O TeleTrabalho é o mesmo que trabalhar utilizando-se de recursos on-line, a distância do seu posto de trabalho, ou mesmo trabalhar em casa, mas acessando todos os seus sistemas corporativos.

O teleTrabalho ainda é um termo novo, os patrões, chefes e mesmo os funcionários ainda estão se adaptando a este novo estilo e possibilidade de trabalho mediado por tecnologias a distância.

O Ministério do Trabalho também ainda está, aqui no Brasil, aprendendo a lidar com as novas situações trabalhistas que isso implicará, pois sempre ocorreu este tipo de situação de certa forma, desde os tempos em que trabalhar por telefone e fax fora de seu local de trabalho e de casa isso já ocorria. Atualmente, claro, os recursos aumentaram as possibilidades do trabalho a distância, pois temos o celular smartphone, o notebook, a Internet, o e-mail, as videoconferências via IP. TV, as teleconferências via TV a Cabo, as videochamadas pelo Skipe e IPhone ou Itouch...Segunhdo a lei 12.551/2011 o teletrabalho é qualquer atividade de trabalho formal que ocorra no domicílio do empregado ou fora do ambiente de trabalho, geralmente mediado por alguma tecnologia de comunicação a distância, também dito trabalho remoto, que significa, literalmente, trabalho à distância.

Bem, sem falarmos nas novas possibilidades da aprendizagem mediada por tecnologia (AMT), que são a nova onda dos antigos cursos por correio, que o SENAC e IUB faziam desde os anos 70 e ainda alguns realizam, mas que agora já com o incremento das novas mídias da Internet e os EADs, Ensino a Distância!

Estamos em plena "Era do Conhecimento", a Gestão do Conhecimento precisa ser difundida dentro do ambiente corporativo e institucional, como forma de crescimento e conhecimento permanetes e globais. As tecnologias podem nos ajudar, mas não devem ser mais importantes que as pessoas e nem serão substitutas do aprendizado vivencial e presencial, apenas otimizar-se-á o tempo do saber de modo mais estratégico, com foco no aluno e de olho nos resultados e metas da empresa!

O mundo do trabalho agora se mescla com o da aprendizagem, finalmente não são algo mais fragmentado e as novas tecnologias ajudam a ser possível e viável disto ocorrer de modo integrado e simultâneo, a questão ainda é saber como os gestores tanto dos cursos on line, como os gestores dos funcionários entenderão que o funcionário estará em horário de treinamento ou de um curso EAD, mas estando em horário de trabalho, presente na empresa e ao mesmo tempo ausente de seus afazeres imediatos, por estar em treinamento, por exemplo. Outra situação será o funcionário estar em casa, mas em treinamento on line! Os novos softwares e plataformas LMS já dão conta de administrar isso com certa tranquilidade, pois tem como gerenciar cada funcionário, cada curso e cada trilha de conhecimento que esteja sendo avançada por cada colaborador ou gestor. Isso melhora o entendimento de educação permanente, de coaching, mentoring, carreira e permite à instituição avaliar e migrar para a gestão por competências e meritrocracia de forma mais transparente e coerente.

Sistemas como o Moddle, SABA e outros do mercado, nos revelam que é possível customizar para as necessidades de cada empresa e adaptar as plataformas e licenças conforme os interesses dos dirigentes de cada empresa, focando no negócio e nas metas que se quer chegar.

Investimentos neste segmento levam diversas empresas a melhorarem seu desempenho, registrarem mais seu conhecimento interno, gastam menos com colsultorias externas, valorizam mais seus instrutores internos e ainda acabam ampliando a rede de contatos com o mundo acadêmico e até mesmo com os antigos concorrentes e passam a ser parte da rede de conhecimento e de trocas de saberes pelas redes sociais, fóruns profissionais e sistemas de inovação integrada em ambientes virtuais.

Os setores antes chamados de T&D, estão migrando paulatinamente para os SECs - Sistemas de Educação Corporativa, que já atuam com o teletrabalho e os cursos estratégicos on line via AMT e a gestão por competências.

Vale aqui lembrar que diversas revistas e artigos neste semestre tem apontado que o teletrabalho juridicamente ainda é algo novo e que o bom senso de gestores e trabalhadores deve ser o diferencial para a implantação, pois muitas vezes estamos usando o horário do trabalho para coisas pessoais, logo podemos destinar nosso tempo também para coisas do trabalho e aprendizado, extra local/horário de trabalho, como forma de liberdade e compensação, mas tudo deve ser na medida certa e com sensibilização prévia dos custos e benefícios desta modalidade e ciência de ambas as partes, dentro das leis trabalhistas e do bom senso, sem excessos, ou abuso do espaço-tempo da vida pessoal dos funcionários...

Um comentário:

  1. Quer realmente algo que possa mudar a sua vida para melhor? Se sua resposta é sim! Você precisa conhecer a TelexFree!
    É uma empresa de tecnologia voip e marketing multinível que paga a você de R$ 40,00 à R$ 200,00 reais por semana para você publicar anúncios na internet do produto dela que é a telefonia voip.

    Mais informações:

    Cadastre-se: www.telexfree.com/estfbrasil
    Skype: alexandreofranco
    FanPage: https://www.facebook.com/EquipedeSucessoTelexFree
    Blog: www.equipedesucessotelexfree.blogspot.com.br
    E-mail: esquipedesucessotelexfree@hotmail.com.br
    Tel: 27 9763-0747

    Alexandre Franco

    ResponderExcluir